No dia de hoje, 02/04 de 2021, o jornal matinal da rede Globo reportou a importância da testagem da Covid-19. A matéria também informou sobre as dificuldades enfrentadas pelas parcelas mais carente da população em conseguir realizar estes testes.

Aproveitando a discussão, e tendo em vista o cenário atual preocupante da pandemia aqui, no Brasil, é interessante ressaltar a importância de ações sociais que atinjam aqueles que mais passam por necessidades, e que muitas vezes, acabam por não ter acesso à recursos tais quais testes de Covid, atendimento adequado, encaminhamento devido dentro do sistema de saúde, produtos de higiene e proteção, etc.

É justamente pensando nessas pessoas, que tanto precisam de assistência, que a ONG Casa do Mestre se organizou para proporcionar 80 testes rápidos de Covid-19 na Região da Praça Seca, Rio de Janeiro, no dia 26/03, numa ação social que se iniciou as 9h.

Respeitando todos os protocolos de segurança e distanciamento social, o objetivo da ação era atingir moradores de comunidades da região e suas famílias.

Pode-se dizer que a ação foi um sucesso, com uma adesão que excedeu expectativas, e que recebeu um feedback extremamente positivo das comunidades.

Por fim, é válido notar que projetos similares de atendimento à população moradora de regiões submetidas à violência estão em processo de organização e devem se iniciar em breve, com mais informações a serem disponibilizadas em um futuro próximo.